segunda-feira, 24 de junho de 2013

Novidades! Psico

Consegui contato de uma psicóloga amiga de uma conhecida minha que faz avaliação para cirurgia bariátrica! \0/

Vou falar com ela hoje a noite... agora tenho que me acalmar pra não ficar super ansiosa!
Conto o que resultado em breve... :)

Nutrição


Hoje vou falar um pouquinho de como foram minhas consultas com a nutricionista até agora. Passei por duas profissionais diferentes para continuar o acompanhamento com a que me adaptei melhor.

A primeira é contra cirurgia, ela acha que eu devo continuar fazendo dieta, mas como eu disse que já decidi que quero fazer, ela quis fazer um teste (mais um... ), me passou uma dieta – daquelas que já estou tão acostumada a fazer que nem preciso ler o papel – 1200 calorias... quer que eu faça por alguns meses antes de me liberar a cirurgia, mas eu já fiz isso diversas vezes! Inclusive quando me foi indicada a cirurgia há dois anos, eu não quis fazer, tentei a dieta e não deu certo... =/

A segunda me entendeu melhor, falei do meu histórico, dos anos que venho tentando dietas que dão certo no começo e depois param de fazer efeito, dos remédios que já tomei e ela concorda que eu tenho indicação para cirurgia \0/. Ela me passou uma dieta para eu começar a me adaptar com os alimentos que vou ter que comer depois e os que serão proibidos. Gostei muito dela e, claro, escolhi essa para me acompanhar.

A nutricionista tem um papel muito importante durante todo o processo de pré e pós operatório, ela que vai me preparar e me orientar. Não é simplesmente um laudo, mas sim um acompanhamento pela minha vida toda! Sei que é uma peça fundamental para a boa adaptação com a cirurgia.

Ainda estou na busca por um psicólogo... enfim, hoje vou começar a procurar particular mesmo, porque os do convênio me deixaram na mão!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre a avaliação psicológica

Ainda continuo indignada com o resultado da minha avaliação...
Estava hoje pesquisando coisas sobre esse tal teste na internet e encontrei um site dando dicas de como se sair bem nele! Inacreditável como a coisa passa ser tão superficial...

Um dos pontos que a psicóloga que fez me teste colocou no resultado é que eu costumo fugir para o mundo da fantasia (coisa que meu marido e mãe que vivem comigo há anos e eu discordamos), sou super realista com tudo! Lendo as dicas, vi que esse apontamento pode ter sido por eu não ter feito o chã na árvore:

"Coloque o chão em baixo da árvore para mostrar que você é realista, saudável, tem os pés no chão, e compreende o seu espaço onde pisa e não tem doença como esquizofrenia (de se perder na fantasia) ou inseguranças."

Ela também comentou no laudo sobre minha orientação sexual e essa conclusão ela tirou da ordem que eu desenhei as pessoas! Como fiz a mulher primeiro sou heterossexual .. pode algo tão superficial assim?? Poderia me julgar como homossexual se fizesse o homem primeiro? E se eu o desenhasse pensando no meu marido? E se eu fosse bissexual? Transsexual?

Acho que esses testes poderiam servir como indício da minha personalidade e outros testes e conversas (que não existiram) deveriam acontecer. Simplesmente foi me negada a possibilidade de fazer a cirurgia que tanto desejo e VOU FAZER baseado em 4 desenhos!

Hoje fui atrás de outros psicólogos do convênio e minhas possibilidades se esgotaram!

Liguei no consultório da minha médica para saber o que eu faço. Quantas sessões ela quer que eu pague para ela dizer que estou apta a fazer a cirurgia, agora estou aguardando o retorno dela....

Enquanto isso estou buscando algum médico para me atender no particular mesmo... porque eu tenho certeza da minha capacidade de aguentar o que vem pela frente! Tenho um exemplo em casa, pois minha mãe realizou a cirurgia há 2 meses. Já decidi que vou fazer! Conheço os riscos e restrições que virão pela minha vida toda. E não são 4 desenhos que me definem!!!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Psicóloga não liberou!


Boa tarde pessoas!

Hoje estou triste... Acabei de voltar da psicóloga e o laudo que ela me deu não me libera pra fazer a cirurgia! QUE SACO!!!!
Fiz somente 2 sessões, na 1ª ela me pediu para fazer uma redação e a 2ª, na semana passada, ela me pediu para desenhar árvore, casa e pessoas e falar sobre elas..
Hoje fui para a 3ª sessão e o laudo já estava pronto.

A conclusão dela foi a seguinte:
"Pode-se concluir através da interpretação do teste psicológico aplicado que existe a necessidade de dar continuidade ao acompanhamento psicológico visando a maturidade e o fortalecimento da estrutura psíquica antes de realizar a cirurgia bariátrica."

Na minha avaliação tem muita coisa que faz sentido sim, como minha ansiedade e ligação forte com a família, por exemplo. Mas tem outras que não concordo e acho que só 4 desenhos não podem expressar se eu posso ou não fazer uma cirurgia! Outra coisa que faz ficar com a pulga atrás da orelha foi que a médica me faz assinar a guia do convênio como se eu tivesse feito 9 sessões, porém só fiz 2 e na 3º ela só me deu o papel... agora quer que eu faça terapia com ela pra me preparar! Cobrou 9, atendeu 2.... será que isso está certo?? Acho que a matemática falhou..

Eu sei que esse acompanhamento psicológico é necessário e pretendo fazer até depois da cirurgia, só não quero que a médica me abrigue a fazer sessões só pra ganhar dinheiro!
O pior é que nenhuma outro clínica da lista que o convênio me passou atende! Já falei aqui da dificuldade de conseguir vaga e quando tem vaga o médico não aceita atender pacientes para cirurgia.

Mandei hoje o laudo para uma pessoa da Unimed verificar pra mim se eles liberam com essa conclusão e a resposta foi clara: NÃO, porque a médica disse que eu não tenho estrutura psíquica para realizar a cirurgia... claro né?!
Hoje mesmo tentei falar em outras clínicas, mas não consegui novamente.

O que me resta agora é fazer a terapia mesmo.. sei lá quantas sessões.. mas não vou desistir!!!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Psicologia


Hoje comecei o acompanhamento com a psicóloga!
Vou fazer algumas sessões com alguns testes e depois de analisar tudo ela vai me dar o laudo liberando (ou não) a cirurgia!

Hoje ela me pediu para fazer uma redação com título QUEM SOU EU? ... Sei lá! Rsrsrs... No começo foi difícil, mas acabei escrevendo um montão de coisas e nem escrevi tudo que sou! Rs

Acho legal que a psicóloga me avalie realmente como sou e faça um parecer real sobre minha situação, acho essa parte uma das mais importantes, porque sei que a cirurgia muda mesmo a nossa vida pra sempre! E se eu não estiver legal para me adaptar às mudanças vai ser muito difícil!

Espero que o laudo não seja negativo, porque se for, realmente vou ter que fazer muita terapia para superar! rs

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Suando para conseguir os laudos

Nossa! Como é difícil conseguir as coisas...

Passei dias ligando para dezenas de consultórios de psicologia tentando algum que aceite fazer o meu acompanhamento!
Tentei falar com o pessoal da medicina preventiva e nada! Claro que ninguém responde.

Enfim consegui uma médica que faz o acompanhamento! \0/
Nossa, como foi difícil! E eu vou ter que me virar em 3 pra conseguir ir nas sessões bem no meio do expediente do meu trabalho...
Vou amanhã para a primeira sessão, vamos ver se dá tudo certo.

Para nutricionista não sofri tanto! Mas não tem nenhum consultório perto do meu trabalho que atenda preparação para bariátrica. Mas consegui!

Vamos ver em quanto tempo os dois me liberam para fazer a cirurgia! Depois a briga é com o convênio para liberar, já que não posso fazer o acompanhamento com a medicina preventiva.. enfim!

Estou tão acostumada com negativas e problemas, que quando algo parece estar dando certo fico com o pé atrás... Foi tanta correria que hoje pesei 1 kilo essa semana!

Mas estou confiante! Se for para ser será!